EDITAL PROPCI/UFBA 01-2014 - PIBIC e PIBIC-AF.
Título
AS CONTRIBUIÇÕES DE BOAL: OS JOGOS E A ESTÉTICA DO OPRIMIDO.
Pesquisador/Bolsista
NILSON BORGES DA ROCHA JÚNIOR
Pesquisador/Bolsista
NILSON BORGES DA ROCHA JÚNIOR
Orientadora
CELIDA SALUME MENDONÇA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ESTUDANTE.
1. organizar revisão bibliográfica e os jogos para a formação do 'espectator' propostos por Augusto Boal;
2. desenvolver pesquisa teórica sobre as aproximações entre a estética do oprimido e o uso de materialidades no processo de criação;
3. oferecer workshop/laboratório para alunos do curso de licenciatura em teatro e pedagogia, oficinas para professores da rede pública de ensino elucidando jogos e respectivos objetos para o recorte de pesquisa com o título do projeto;
4. atualizar este blog com o registro de diários de pesquisa e reflexão teórica;
5. elaborar artigo científico sobre a pesquisa desenvolvida;
6. participar de Seminários de pesquisa da UFBA;
7. desenvolver relatórios parciais e finais do programa PIBIC.
RESULTADOS ESPECÍFICOS DO ESTUDANTE.
Entre os principais resultados esperados do pesquisador, a sistematização de material didático sobre processos criativos e metodologias em teatro a partir do foco de seu plano de trabalho. O estudante deverá estar capacitado a desenvolver com autonomia oficinas para professores da rede pública estabelecendo relações entre o fazer teatral, a aprendizagem, produção de subjetividades e a pedagogia do teatro. Espera-se que ao final do projeto, o estudante tenha alcançado maior domínio da fundamentação teórica relacionada ao tema investigado, assim como o reconhecimento de suas potencialidades no planejamento de projetos didáticos. Esperamos ainda que a ação proposta crie a possibilidade de continuidade na relação Escola (professores) X Universidade (alunos) dentro dos aspectos investigados. Almejamos que a produção de artigo científico pelo aluno pesquisador/bolsista do projeto contribua para a formação de professores de diferentes áreas.
CRONOGRAMA ESPECÍFICO DE EXECUÇÃO.
AGOSTO/SETEMBRO 2014
1.Realizar entrevistas com atuantes/atores, pesquisadores e grupos teatrais que já dialogaram com a estética do oprimido;
2.Revisão bibliográfica sobre material relativo a processos de criação desenvolvidos a partir da estética do oprimido e/ou utilizando-se de jogos e exercícios de Augusto Boal.
OUTUBRO/NOVEMBRO 2014
1.Planejamento e realização de oficinas de formação de professores exercitando o reconhecimento da leveza e ludicidade nos procedimentos propostos por Boal;
2.Elaboração de diários de bordo, portifólios, protocolos dos estudos e processos desenvolvidos nos experimentos práticos - laboratório (em comunidade);
3.Participação na Semana de Artes, Ciências e Tecnologia e SEMEP.
DEZEMBRO2014/JANEIRO2015
1.Continuação do processo de investigação e registro de adaptação de jogos e procedimentos propostos por Boal relacionado ao foco da pesquisa;
2.Manutenção deste blog;
3.Elaboração de relatório parcial referente à primeira unidade de trabalho.
FEVEREIRO/MARÇO 2015
1.Recursos Multimídia - investigar o uso de novas tecnologias na construção da cena no diálogo com a Estética do oprimido a partir do tema: A comicidade e a instauração de atmosferas lúdicas;
2.Elaboração de protocolos de estudos e processos desenvolvidos nos experimentos práticos - laboratório.
ABRIL/MAIO 2015
1.Desenvolvimento de ações pedagógicas como seminários e realização de oficinas para alunos da graduação;
2.Planejamento, divulgação e desenvolvimento de Oficina para professores da rede municipal de ensino.
JUNHO/JULHO 2015
1.Escrita de artigo científico a partir do recorte do plano de trabalho;
2.Manutenção do blog;
3.Avaliação da pesquisa e desenvolvimento de relatório final do projeto.
CRONOGRAMA ESPECÍFICO DE EXECUÇÃO.
AGOSTO/SETEMBRO 2014
1.Realizar entrevistas com atuantes/atores, pesquisadores e grupos teatrais que já dialogaram com a estética do oprimido;
2.Revisão bibliográfica sobre material relativo a processos de criação desenvolvidos a partir da estética do oprimido e/ou utilizando-se de jogos e exercícios de Augusto Boal.
OUTUBRO/NOVEMBRO 2014
1.Planejamento e realização de oficinas de formação de professores exercitando o reconhecimento da leveza e ludicidade nos procedimentos propostos por Boal;
2.Elaboração de diários de bordo, portifólios, protocolos dos estudos e processos desenvolvidos nos experimentos práticos - laboratório (em comunidade);
3.Participação na Semana de Artes, Ciências e Tecnologia e SEMEP.
DEZEMBRO2014/JANEIRO2015
1.Continuação do processo de investigação e registro de adaptação de jogos e procedimentos propostos por Boal relacionado ao foco da pesquisa;
2.Manutenção deste blog;
3.Elaboração de relatório parcial referente à primeira unidade de trabalho.
FEVEREIRO/MARÇO 2015
1.Recursos Multimídia - investigar o uso de novas tecnologias na construção da cena no diálogo com a Estética do oprimido a partir do tema: A comicidade e a instauração de atmosferas lúdicas;
2.Elaboração de protocolos de estudos e processos desenvolvidos nos experimentos práticos - laboratório.
ABRIL/MAIO 2015
1.Desenvolvimento de ações pedagógicas como seminários e realização de oficinas para alunos da graduação;
2.Planejamento, divulgação e desenvolvimento de Oficina para professores da rede municipal de ensino.
JUNHO/JULHO 2015
1.Escrita de artigo científico a partir do recorte do plano de trabalho;
2.Manutenção do blog;
3.Avaliação da pesquisa e desenvolvimento de relatório final do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário